top of page

 Submissões de trabalhos encerradas 

A II Semana de Educação Matemática aceita a submissão de trabalhos nas seguintes modalidades:

 

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC)

Apresentação de resultados parciais ou finais de pesquisas científicas que versem sobre temas da Educação Matemática. Nesta modalidade, cabem trabalhos de natureza teórica e empírica que busquem articulação com o tema central do encontro. Atente-se para a necessidade da submissão apresentar resultados parciais ou finais. Texto: Mínimo de 12 e máximo de 15 páginas, do título às referências. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no modelo, respeitando a formatação descrita no corpo do template.


RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)

Apresentação reflexiva sobre uma ação ou conjunto de ações que versem sobre Educação Matemática, como, por exemplo, uma prática de sala de aula, de formação de professores e de desenvolvimento de produtos. É importante que o texto contemple uma descrição detalhada do desenvolvimento da experiência com observações e reflexões do autor. Texto: Mínimo de 8 e máximo de 10 páginas, do título às referências. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no modelo, respeitando a formatação descrita no corpo do template.


PÔSTER (PO)

Pode versar sobre resultados parciais ou finais de pesquisa, bem como de relatos de experiências sobre Educação Matemática que busquem articulação com o tema central do encontro. O pôster deverá ser confeccionado com dimensões 90 cm por 120 cm e deverá apresentar qualidades estéticas e atrativas aos participantes. Texto: Mínimo de 6 e máximo de 8 páginas, do título às referências. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no modelo, respeitando a formatação descrita no corpo do template.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. Leia atentamente as ementas dos Eixos para saber em qual o seu trabalho se enquadra. É possível que seu trabalho se enquadre em mais de um eixo, entretanto opte por apenas um.

  2. Para submeter o trabalho é necessário que os autores e co-autores tenham feito a inscrição no evento.

  3. Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Pareceristas da II Semana de Educação Matemática, a qual utilizará um formulário específico para analisar os trabalhos submetidos.

  4. É prerrogativa da Comissão Científica deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem as características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente outra modalidade de proposta.

  5. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas nos Templates.

  6. O arquivo a ser submetido não deve ser superior a 10Mb. Muita atenção no momento de anexar os textos, o sistema solicita a versão identificada e não identificada, se a versão não identificada estiver identificada o avaliador poderá reprovar o trabalho.

  7. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na II Semana de Educação Matemática.

  8. Após submeter seu trabalho você receberá um e-mail confirmando o recebimento, caso não receba entre em contato pelo e-mail informado pela comissão.

  9. Cada trabalho submetido poderá ter 1 autor(a) e até 3 coautores(as).

 

EIXOS
EIXO 1 - PRÁTICAS ESCOLARES

Ementa: O eixo Práticas escolares privilegia propostas que tenham referência direta no dia-a-dia das salas de aula tanto da educação básica quanto da educação superior. Desse modo, em boa medida, receberá trabalhos que se vinculem mais intimamente às experiências trazidas do cotidiano das instituições educacionais com o ensino e a aprendizagem da Matemática.

 

 

EIXO 2 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Ementa: A Educação Matemática enquanto campo profissional e de produção de saberes vem se ampliando de forma significativa nas últimas décadas, principalmente nas suas interfaces com outros campos do conhecimento: Linguística, Filosofia, Sociologia, Estudos Culturais, Psicologia, Didática, Currículo, Estatística, dentre outros. Analisar e socializar pesquisas no campo da Educação Matemática requer contemplar esse mosaico teórico e metodológico. Nesse sentido, o presente eixo visa agregar as múltiplas perspectivas de pesquisas no campo da Educação Matemática e suas interfaces, de abordagens qualitativas e/ou quantitativas.  Serão aceitas pesquisas empíricas, bibliográficas/documentais ou ensaios teóricos concluídas ou em andamento, com resultados parciais.

EIXO 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ementa: A Formação inicial e continuada de Professores no âmbito da Educação Matemática tem sido caracterizada como espinha dorsal dos processos de constituição da identidade docente tanto para o professor que ensina Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como para o professor de Matemática, em qualquer dos níveis e modalidades de ensino. Localizado na fronteira dos saberes e fazeres necessários ao desenvolvimento e profissionalização do futuro professor e do professor em exercício nos sistemas responsáveis pela educação no Brasil, o presente eixo poderá acolher trabalhos concluídos ou em andamento sob os mais diversos matizes teóricos e metodológicos, desde que pertinentes aos subeixos a seguir delimitados.

Diretrizes para Autores

bottom of page